QUERUBIM BERTOLDO DE SOUSA

Querubim Bertoldo de Sousa foi casado com Gertrudes Soares do Amaral, filha do Sargento-mor Domingos da Costa Machado e de sua segunda mulher Maria da Anunciação Camargo, filha do Capitão José Inácio de Camargo Penteado e de Gertrudes de Camargo Penteado, gente de Campinas (Silva Leme, 3:17 e 1:246) Silva Leme não lhe menciona filiação, nem geração, mas o Dr. Áureo de Almeida Camargo (in “O Cidadão Assis Prado”, 40) informa que ele era filho de João de Sousa Campos (os dados relativos a este João de Sousa Campos fornecidos por Silva Leme parecem incorretos). Apuramos que este João de Sousa Campos era casado com Maria Joaquina de Moraes (1º of., 31:2). Jolumá Brito, em História de Campinas, 18:101, dá Querubim como residindo em Santa Bárbara em 1855.
Querubim Bertoldo de Sousa aparece no RPT, 121A, como dono de um sítio na freguesia do Amparo, na estrada para Socorro, confrontando com José Manuel Cintra, Joaquim Antônio de Sousa, José Bonifácio Pereira, Felipe Antônio Pereira e Manuel Jacinto de Ávila, adquirido por compra feita em 1856 a Antônio José de Oliveira e sua mulher Maria Brandina de Oliveira. Querubim Bertoldo foi dono de escravos, alguns dos quais se casaram em Amparo por volta de 1861.
Vereador eleito em Amparo em 1860 pelo Partido Liberal, mais tarde se filiou ao Partido Republicano, do qual foi destacado elemento. Foi vereador em Amparo de 1861 a 1864. (Camara-2:1).
Em 27/4/1865 um ofício do Secretário do Governo comunicou à Câmara ter o Presidente da Província de conformidade com a proposta do Chefe de Policia nomeado a Querubim Bertoldo de Sousa quarto Suplente de Delegado de Policia do termo desta Vila e Joaquim de Paula Sousa Camargo para quinto Suplente da mesma Delegacia. (Atas, 1:180)
Em 1874 vendeu a seu cunhado Antão de Paula Sousa terras no lugar denominado Limoeiro, havidas por herança de sua mãe. Em 1890 era Coletor de Rendas Gerais de Amparo, ou seja, Coletor Federal. Em 10 de maio desse ano, classificado como produtor de café, reclamou que desde 1888 não tem feito colheita desse produto. (Atas, 7:72v)
Fica uma pergunta: - as nascentes denominadas "do Bertoldo", captadas para abastecer Amparo, eram suas?