ANTÔNIO DE GODOY MOREIRA

Havia vários cidadãos de nome Antônio de Godoy Moreira no município de Amparo na época da primeira legislatura de nossa câmara municipal. Entretanto, o único que dispunha de força política para integrar a instituição nessa ocasião era Antônio Pedro de Godoy Moreira, filho do velho chefe conservador João Pedro de Godoy Moreira e de Inácia Pires de Ávila.
João Pedro de Godoy Moreira, o primeiro desse nome, era filho de José Ortiz de Camargo e de Gertrudes Maria de Godoy, provavelmente bragantino, foi o tronco da família Godoy Moreira de nossa região. Ele casou-se em Bragança em 1811, em primeiras núpcias, com Inácia Pires de Ávila, filha de Felipe Pires de Ávila e de Maria Pires da Rocha; na segunda vez, casou em Mogi Mirim em 1827 com Ana Franco da Cunha, natural de Atibaia, filha de Pantaleão Pedroso da Cunha e de Maria Josefa de Almeida (SL, 1:360 - CM-1:99). Da primeira mulher teve 5 filhos entre os quais:-
1.1 - Antônio Pedro de Godoy Moreira, casado com Lina Maria de Godoy. Tenente da Guarda Nacional, era natural de Bragança.
Antônio Pedro e Lina foram pais de:
1.1.1 - Gertrudes Maria de Godoy, casada em 1873 com Augusto Antônio Fagundes. (RMV, 43 - CA-6:61/61v); pais do Prefeito Raul de Oliveira Fagundes, que por três vezes dirigiu a administração municipal de Amparo no século XX.
1.1.2 - Martinha Itina (sic) de Godoy, casou no Amparo em 1872 com José Augusto do Amaral Sousa, de Belém do Jundiaí, filho de Joaquim José do Amaral e de Francisca Eugênia de Barros. (CA-6:42v)
Em 1862 o Tenente Antônio de Godoy Moreira foi nomeado terceiro suplente de Delegado de Polícia(Atas, 1:114ª).
Antônio de Godoy Moreira vendeu em 1874 um imóvel rural no "lugar denominado Camanducaia", em Duas Pontes, controntando com Joaquim Policarpo Aranha, Antônio Carlos de Almeida Bicudo e outros. (RIA, 4:13, 83)
Em 21/2/1876 foi apresentada à Câmara uma representação de “moradores dos bairros da Boa Vista, Areia Branca e Entre Montes, pedindo para abrir uma estrada passando por terrenos dos herdeiros da finada mulher do Capitão Antônio Pedro de Godoy Moreira, a dar na Estação de Pedreira (a este respeito deram-se como suspeitos os srs. Godoy Moreira e Egídio Cesarino, pelo que assumiu a Presidência o sr. José Pedro de Deus)” – adiado. (Atas, 3:276)
Quando houve a notícia de que Amparo seria visitado pelo Imperador Pedro II, a Câmara naturalmente se mobilizou. Em 28/5/1877 deliberou que para “tratar-se dos preparativos para recepção dos distintos hóspedes Imperiais nesta cidade por todo o mês de Junho entraria em combinação com os cidadãos Comendador Joaquim Pinto de Araújo Cintra, Comendador Zeferino da Costa Guimarães, Dr. Joaquim Mariano Galvão de Moura Lacerda” e faria “nomear em cada bairro uma pessoa para os ajudarem, sendo os nomeados: Antônio Gonçalves de Oliveira Bueno, Luís de Sousa Leite, Paulino Xavier da Silveira, Major José Jacinto de Araújo Cintra, Capitão Antônio Pedro de Godoy Moreira, e outros”. (Atas,3:323)
Antônio Pedro era irmão do Coronel João Pedro de Godoy Moreira, o segundo do nome, (em moço se chamava João Batista de Godoy Moreira), fundador de Pedreira, que foi casado com Francisca Eugênia Alves Cordeiro, filha do major Antônio José Alves Cordeiro e de sua primeira mulher Francisca Eugênia Pinto Ferraz. O Coronel João Pedro de Godoy Moreira era um dos chefes do Partido Conservador, ao lado do Senador Luís Leite e do Dr. Francisco Antônio de Araújo. Manteve-se na política até os últimos anos do século XIX, tendo aderido à República e sido eleito vereador em 1892. Também foi seu irmão o vereador José Pedro de Godoy Moreira, que presidiu a Câmara durante um largo período na quinta legislatura, de 1873 a 1877.