MANUEL FERNANDES PALHARES DE ANDRADE

O fazendeiro Manuel Fernandes Palhares de Andrade (mencionado por Silva Leme, 9:85 nota), possuía terras no bairro da Cruz Coberta em 1856 (RPT,319), terras essas que ainda hoje são conhecidas pelo nome de "bairro do Palhares". Ainda segundo Silva Leme, 4:91 nota, Manuel Fernandes Palhares teria participado do célebre combate de "Venda Grande", nos arredores de Campinas, onde Caxias derrotou os rebeldes liberais em 1842. Também teria participado desse combate, ao lado dos liberais, Manuel Silvestre da Cunha Martins, de família amparense.
Nessa época Manuel Fernandes Palhares de Andrade residia certamente em Campinas, pois lá era vereador eleito em 1846. (Jolumá Brito, História da Cidade de Campinas, 17:142)
Manuel Fernandes Palhares de Andrade foi vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal de Amparo, de 1857 a 1861. Assumiu a Presidência da Câmara em 1858 e nela se manteve até o final do mandato, em razão da renúncia do Dr. Galvão de Moura Lacerda.
Em 1869 foi eleito Juiz de Paz, com 246 votos (Atas, 2:76/77v). Em 1872 Palhares reclamou contra a posse do Dr. Francisco Antônio de Araújo no cargo de Juiz de Paz, que cabia a ele Palhares, por ser o 4º Juiz de Paz e lhe caber suceder ao finado Luís Pinto de Sousa Aranha. (Atas,3:87)
Em 1873 ocorreu “embargo à calçada da casa de Manuel Fernandes Palhares de Andrade, por estar fora do alinhamento”. (Atas,3:178)
Manuel Fernandes Palhares de Andrade foi um dos maçons que outorgaram procuração em 4/3/1875 ao Conselheiro Joaquim Saldanha Marinho para protestar contra a bula papal que excomungava os maçons. Apesar disso, Palhares de Andrade não consta entre os fundadores da Loja Maçônica Trabalho.
Segundo Silva Leme, Manuel Palhares de Andrade foi casado em São Paulo com Teresa Maria de Jesus Pupo, de Iguape, filha do Sargento-mor Bento Pupo de Moraes e de Joaquina Maria de Mendonça. Manuel e Teresa Maria tiveram:
1 - José Palhares, casado
2 - Manuel Palhares, casado com Constança Valeriana Soares.
3 - N......, falecida menor.
Presumimos que Manuel Fernandes Palhares de Andrade tenha sido filho do Tenente José Palhares de Andrade, já falecido em 1845, mas ainda vivo em 1837, quando testemunhou um casamento em Serra Negra, e em 1838, quando batizou a filha Claura; foi casado com Joaquina Ortiz Palhares, de quem teve as filhas:
1 - Maria Francisca Palhares, casada em 1845 no Amparo com Manuel de Andrade Vilares, natural da cidade do Porto, filho de Manuel Antônio de Andrade Vilares e de Maria Cândida de Jesus; teve:
1.1 - Carolina de Andrade Vilares, natural de Santana, província de São Paulo, casada em 1865 no Amparo com José Francisco de Sales Rosa, natural de Bragança, filho de Manuel Franco e Gertrudes Maria;
2 - Manuela Francisca Palhares, casada em 1846 no Amparo com Francisco Antônio Ribeiro, natural de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal, filho de Francisco Ribeiro Guimarães e de Maria Joaquina de Jesus;
3 - Claura, batizada no Amparo em 1838;
4 - Gertrudes Miquelina Palhares de Andrade, casou em 1851 com José Antônio Rodrigues, portuguës, filho de Manuel José Rodrigues e de Ana de Cerqueira.
5 - Claudina Joaquina Palhares, casada no Amparo em 1852 com José Borges de Almeida, filho de Antonio Borges de Almeida e de Rita Gonçalves dos Reis.