JOSÉ PEDRO DE GODOY MOREIRA

O Capitão José Pedro de Godoy Moreira, vereador eleito em 1873 pelo Partido Conservador, era filho de João Pedro de Godoy Moreira, velho chefe político do bairro do Cascalho, hoje Pedreira, e de Inácia Pires de Ávila, filha de Felipe Pires de Ávila, o primeiro povoador daquela região. Apesar de conservador foi um dos fundadores da Loja Maçônica Trabalho em 1872, reduto dos liberais (EFA, 135, 145/156, 211). Era irmão do também futuro vereador João Pedro de Godoy Moreira, o fundador de Pedreira. O Capitão José Pedro era casado com Francisca Albertina de Almeida, filha de Joaquim de Almeida Leme e de Antônia Maria de Quadros. (SL,1:360). Tinha uma propriedade nos limites da cidade de Amparo. (Atas, 3:346/347)
Em 26/12/1870 foi nomeado suplente de Juiz Municipal (Atas,3:4).
Eleito vereador para o quatriênio 1873/1877, em 7/9/1874 José Pedro de Godoy Moreira declara que é cunhado de Marcos Lourenço Gomes, impedido portanto de dar parecer na questão da servidão entre este e José Manuel Alves Cruz; foi substituído na comissão respectiva pelo Capitão José Francisco Leme (Atas,3:230). Em 1875 era Presidente da Câmara de Amparo e acumulava o cargo de Delegado de Polícia, tendo pedido demissão deste, sob a alegação de já ocupar o outro posto e "ser doentío". O Presidente da Província despachou que "não pode ser atendido e antes espera de seu zelo pela causa pública que continuará a servir".
José Pedro de Godoy Moreira constituiu em 7/1/1876 o Dr. Pinto Nunes seu procurador para dar queixa de homicídio praticado por seu cunhado Joaquim Franco de Camargo e seus filhos Paulino, João e Manuel, contra o preto Manuel, escravo dele outorgante. (1º of., 35:81) O capitão José Pedro faleceu em Pedreira em 1876. Foram tomadas providências pela Câmara para substituí-lo nas comissões e no cargo de Eleitor (Atas,3:311).
José Pedro foi pai de (RMV, 1:18 e 21):
1 - Francisca Maria de Almeida, casada com o Tenente Joaquim Antônio de Almeida Sobrinho, filho de Antônio Joaquim de Almeida e Ana da Silveira Leite, pais de:
1.2. - Artur Moreira de Almeida, bacharel e magistrado, nascido em Amparo em 1872, casado a primeira vez com Lucila Engler, filha de Alfredo Engler e de Rita Teixeira Engler; a segunda vez com Almerinda Engler, irmã da anterior; teve da primeira mulher Lucila Engler os filhos:
2 - José Pedro de Godoy Moreira Júnior, foi lavrador, suplente de juiz municipal e eleitor paroquial.
3 - Luís Venceslau de Godoy Moreira; (será este o Luís Pedro de Godoy Moreira, casado com Maria Luísa de Godoy?)