JOAQUIM MANUEL DE CERQUEIRA CÉSAR

O Alferes Joaquim Manuel de Cerqueira César prestou juramento no dia 8 de julho de 1861, como primeiro suplente de vereador, na vaga aberta pelo falecimento de Francisco de Assis Arantes. Joaquim Manuel foi também suplente de Juiz Municipal, nomeado em 1862.(EFA, 101, 126) Também foi nomeado suplente de Delegado de Polícia no mesmo ano. (Atas, 1:114ª)
Trata-se de personagem de dificílima identificação dentro da família Cerqueira César. Este Joaquim Manuel de Cerqueira César deve ser o Joaquim, filho do Sargento-mor Joaquim Moreira César, este já falecido em 1859 e casado com Esméria (ou Emerenciana) da Silveira Franco, patriarca da família no Amparo.
O Alferes Joaquim Manuel foi pai de Júlio de Cerqueira César, que vendeu, em 19/7/1875, terras no bairro do Cascalho, “que foram de seu pai, o finado Alferes Joaquim Manuel de Cerqueira César”, a Américo Antônio de Camargo. (1º of., 34:113v). Uma outra escritura informa que Maximino de Sousa de Moraes e sua mulher Guilhermina Maria do Carmo venderam no mesmo dia suas partes nessas terras, herdadas de seu sogro e pai Joaquim Manuel de Cerqueira César, a Américo Antônio de Camargo (1ºof., 34:116)
Mas há um homônimo, um outro Joaquim Manuel de Cerqueira César. Este Joaquim Manuel de Cerqueira César era casado com Bibiana Maria do Carmo, moradores no bairro do Cascalho, e foi pai do menor Afonso, falecido em 1866, já órfão de pai - (AJA, caixa 1). Bibiana depois se casou com seu parente afim, o alferes Manuel Joaquim de Cerqueira, também suplente de vereador nessa legislatura, e, em terceiras núpcias, ela se consorciou com Henrique de Sousa de Moraes, viúvo de Gertrudes Pires da Fonseca, sepultada em Serra Negra. Este Joaquim Manuel e Bibiana tiveram os filhos:
1 - Luísa de Cerqueira César, casada em 1865 com Cândido Leite de Carvalho, filho de Teodoro Ferraz e Ana da Rocha Camargo;
2 - Amélia de Siqueira César, casada em 1866 com Joaquim Leme do Amaral, filho de Antônio Alves do Amaral e Maria Francisca de Oliveira;
3 - José, batizado em 1850.
4 - Afonso, falecido em 1866.