FRANCISCO DE PAULA CAMARGO

O vereador Francisco de Paula Camargo, eleito em 1861 para o quatriênio seguinte, era filho do Alferes Francisco de Paula Camargo, natural de Itu, falecido em 1828 em Campinas,e neto do Capitão Francisco de Paula Camargo. O vereador ainda residia no Amparo em 1868, quando foi testemunha do casamento do português Joaquim Inácio Ferreira dos Reis com Francelina Cardoso de Lima, natural de Atibaia, filha de Lucídio Antônio Rodrigues e Gertrudes Cardoso de Lima (CA-5:133v).
Francisco de Paula Camargo (que Silva Leme chama de Francisco de Paula Camargo Neto) era sobrinho de Ana Cândida do Amaral, filha do Capitão Francisco de Paula Camargo e sua primeira mulher Petronilha Clara Rodrigues do Amaral, e irmã do Alferes Francisco de Paula Camargo. Esta Ana Cândida foi casada em Campinas com Francisco Dias Aranha (SL, 4:220 e 1:238). Este, que foi vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal de Amparo, era filho do Alferes João Dias Aranha de Quadros e irmão de Luís Augusto Dias Aranha, morador em Itu. Francisco Dias Aranha, depois de viúvo, casou com Maria Angélica de Moraes, que morava em Amparo em 1859, quando casou em segundas núpcias com João Francisco Leme, filho de Francisco Antônio Leme e de Maria da Silveira Franco (CA-5:3).
O vereador Paula Camargo era também primo do vereador liberal de 1885 Antão de Paula Sousa e do também vereador de 1869 José de Sousa Siqueira. Suas ligações familiares iam ainda mais longe, pois era parente das famílias Teixeira Nogueira, Galvão Bueno e Sampaio. Também eram parentes outras figuras ilustres como o Coronel Quirino e Francisco Rangel Pestana, além de Domingos da Costa Machado, que foi dono de uma grande propriedade entre os rios Jaguari e Atibaia, região que hoje abrange parte dos municípios de Americana, Nova Odessa e Sumaré. (Jolumá Brito, História da Cidade de Campinas, 18:98)