ANTÔNIO JOAQUIM DE ALMEIDA

Alferes Antônio Joaquim de Almeida, filho de Francisco de Almeida Machado e de Custódia Bueno da Silva, foi casado com Gertrudes Maria de Jesus, e já eram moradores do Amparo em 1831. No Arquivo Genealógico Brasileiro, vol. I, p 36/46, há um artigo de Aristides Monteiro de Carvalho e Silva intitulado "Descendência de Joaquim de Almeida Leme", onde se faz distinção entre o alferes Joaquim e o seu homônimo, avô do Dr. Laudo Ferreira de Camargo, que viveu em Limeira (no mesmo volume há um artigo "Família Franco de Oliveira", onde, a fls. 57, é mencionado o nome de José Antônio da Silveira, o "Juca Preto", tradicional chefe político de Serra Negra).
O alferes Antônio Joaquim de Almeida, objeto desta pesquisa, ao que parece, era oriundo de Bragança, onde nasceram duas de suas filhas, e foi casado com Gertrudes Maria de Jesus. Foi "fabriqueiro" da Matriz. Tinha terras em Três Pontes, no bairro dos Almeidas, às margens do rio Camanducaia.
Foi convocado a prestar juramento como vereador em 7 de julho de 1862 (EFA, 125).
1 - Carolina Severina de Almeida, batizada em Bragança em 1833; casada no Amparo em 1847 com seu parente Antônio Manso de Almeida, filho de Manoel Manso de Almeida e Ana Joaquina de Oliveira;
1.1 - Maria Carolina de Almeida, que casou no Amparo em 1871 com Miguel de Nápoles, filho de Francisco de Nápoles e Cláudia (sic). (CA-6:32v)
1.2 - Eliza, batizada em 1850.
2 - Catarina, batizada no Amparo em 1835;
3 - Maria Caetana de Almeida, natural de Bragança, casada no Amparo em 1840 com João Manuel de Almeida, alferes, filho do capitão Francisco de Almeida Machado e de Custódia Maria da Silva, mencionados por Silva Leme em sua Genealogia, 1:399 e 5:337.
4 - Custódia Maria, casada em 1849 no Amparo com José Mariano Leme, filho de Francisco José do Monte e de Ana Maria, neto materno do alferes Manuel Joaquim Leme da Silva e de sua primeira mulher Maria Gertrudes Cardoso, neto paterno de José José Francisco do Monte e de Joaquina Maria Rosa (SL, 8:69)
Tiveram:
4.1 - Maria, batizada em 1850:
4.2 - Antônio, batizado em 1850, gêmeos.
5 - Escolástica, batizada em 1839;