FRANCISCO DIAS ARANHA

Francisco Dias Aranha era filho do Alferes João Dias Aranha de Quadros, que foi casado em Campinas com Ana Cândida do Amaral, filha do Capitão Francisco de Paula Camargo e sua primeira mulher Petronilha Clara Rodrigues do Amaral (SL, 4:220 e 1:238). Francisco Dias Aranha era irmão de Luís Augusto Dias Aranha, morador em Itu. Conforme Jolumá Brito, Francisco e Luís participaram do combate de Venda Grande em 1842, do lado dos rebeldes liberais. Francisco Dias Aranha foi vereador na primeira legislatura da câmara municipal de Amparo, iniciada em 1857, mas morreu antes de completar o mandato. Francisco Dias Aranha casou com Maria Angélica de Moraes, que morava em Amparo em 1859, quando casou em segundas núpcias com João Francisco Leme, filho de Francisco Antônio Leme e de Maria da Silveira Franco (CA-5:3). Francisco Dias Aranha e Maria Angélica tiveram, q.d.:
1 - João Dias Aranha, de Campinas, filho de Francisco Dias Aranha e de Maria Angélica de Moraes, casou no Amparo em 1864 com Porcina Maria José, de Taubaté, filha de José Leite Pinheiro e de Francisca Cândida de Assis (CA-5:50v)
2 - Augusto Dias Aranha, de Campinas, filho de Francisco Dias Aranha, já falecido, e de Maria Angélica de Moraes, casou no Amparo em 1870 com Carolina Leopoldina de Moraes Camargo, também campineira, filha do Capitão José Pedro de Moraes e de Francisca de Paula Camargo. (CA-6:10v)
3 - Maria Inácia de Moraes Aranha, filha do falecido Francisco Dias Aranha e de Maria Augusta de Moraes Aranha, casou no Amparo em 1873 com Antônio Emílio Cardoso de Almeida e Silva, português de Barcelos, filho de Manuel Francisco da Silva e da finada Maria Emília Cardoso de Almeida e Silva(CA-6:65v)