JOSÉ PEDRO DE DEUS

José Pedro de Deus foi casado com Francisca Emília Alves, filha de José Custódio Alves, natural de Itu, e Ana Barbosa da Silva (esta filha de João de Sousa Campos e de Emília Marques (SL, 1:158).
Em 1871 já morava em Amparo e possuía terras em Três Pontes, fato comprovado pela multa aplicada a um seu empregado por ter faltado ao serviço de conservação de estradas (Atas,3:50).
Em 1872 José Pedro de Deus foi declarado Eleitor. Isso significa que ele era contribuinte do Imposto Pessoal, tributo lançado sobre os que residissem em prédio, próprio ou alugado, de valor superior a um determinado mínimo.
Vereador eleito em 1873 com 112 votos, pela corrente conservadora, assumiu seu posto na Câmara num período conturbado por várias intrigas políticas, que acabaram por resultar no afastamento temporário do Dr. Francisco Antônio de Araújo da Presidência da Câmara.
Em 1881 declarou-se, junto com outros, prejudicado pelo trancamento de “caminho do Sacramento” por Francisco da Costa Bispo; na verdade, esse caminho era a antiga estrada provincial para Serra Negra (Atas, 4:76v). Após várias discussões foi decidido que o “caminho do Sacramento” de José Pedro de Deus sempre foi por Três Ponte e não pela estrada velha de Serra Negra e que a estrada velha provincial fora abandonada pelo governo e pelos moradores. (Atas, 4:77)
Em 30/7/1885, já fora da Câmara, participou da elaboração de um “Parecer da Comissão Especial sobre o traçado da estrada municipal para o bairro da Vargem-Grande”, composta pelos cidadãos José Pedro de Deus, Manuel Francisco de Oliveira Júnior e Pedro Penteado. (Atas, 5:28v)
Foi mais tarde, em 12/3/1890, já na República, nomeado membro do Conselho de Intendência Municipal, órgão criado para substituir a Câmara Municipal (Atas, 7:54v). Em 1892 foi exonerado, a pedido, sendo substituído por Américo Antônio Pereira. Em 1891 havia comprado parte do sítio Santa Maria da Boa Vista, situado no bairro de Três Pontes, vendido por Joaquim Custódio Alves. Faleceu em 1912. É provável que seja ancestral de nossos amigos Dr. Ranieri Jaupery de Deus Batoni e do saudoso Lázaro Franco de Deus. (EFA, 42, 64, 144)