FRANCISCO DE ASSIS ARANTES

I - João Batista de Assis Arantes, casado com Mariana Isabel de França, (filha do Ajudante Pedro Antônio Nunes, de Portugal, e de sua mulher Gertrudes Maria da Anunciação, natural de Nazaré, filha do português Sargento Mor Jerônimo Gonçalves Pereira e de sua mulher Maria Francisca de Godoy - RPT, 244 e SL, 6:114) ), pais de:
1 - Francisco Batista de Assis Arantes, casado com Maria Rosa de Sousa, filha de Antônio de Sousa Melo, de Mogi das Cruzes, e de sua primeira mulher Justiniana Maria de Jesus. Maria Rosa, segundo Silva Leme, 8:351, depois de viúva se casou com seu tio Luís Gonçalves de Sousa Freire, sobrinho do Padre Roque de Sousa Freire, primeiro capelão do Amparo. Trata-se de um equívoco do linhagista, pois Maria Rosa se casou no Amparo com seu parente José Leite de Sousa, viúvo de Jesuína Maria de Sousa) Francisco Batista de Assis Arantes seria vereador na segundalegislatura da câmara de Amparo, de 1861 a 1865, mas só compareceu às sessões até abril de 1861. Parece ter falecido repentinamente, porque em junho já se cuidava da substituição "do finado Francisco de Assis Arantes, tendo se convidado ao Alferes Joaquim Manoel de Cerqueira Cesar para tomar posse como primeiro suplente na falta do finado Francisco de Assis Arantes, e comparecendo o mesmo prestou juramento e tomou posse".
Assis Arantes provavelmente pertencia ao Partido Conservador. Foi dono da fazenda Boa Vista, em Amparo, com meia légua de largura, "no caminho que vai para o sítio dos Francos", adquirida por herança de seu pai João Batista de Assis Arantes e de seu avô Pedro Antônio Nunes, bem como de um beco no Amparo. Era natural de Bragança e considerado pelo Dr. Áureo de Almeida Camargo um "adiantado lavrador".
Francisco Batista e Maria Rosa foram pais de:
1.1 - Deolinda Leite de Sousa Arantes, casada com o Coronel Luís de Sousa Leite, Barão do Socorro, Senador Estadual, chefe político conservador durante o Império e líder local nos primeiros anos da República. Deolinda fora casada em primeiras núpcias em 1864 com seu tio, o também vereador Francisco de Sousa Melo, filho de Antônio de Sousa Melo e Justina Maria de Sousa (CA-5:60).