JOÃO EVANGELISTA DE MATOS

Foi mais um dos vereadores ligados a Campinas que integraram a Câmara Municipal de Amparo. João Evangelista de Matos, foi eleito vereador em Amparo para o quatriênio 1862/1865, tendo prestado juramento em 8/4/1861. Foi um vereador pouco assíduo, tendo sido multado várias vezes por faltar às sessões.
João Evangelista, casado com Cândida Brasilina, era lavrador e possuiu colônia agrícola, havendo comprado de Manuel Jacinto de Ávila em 1849 terras no bairro do Moquem. Em 1868 vendeu essas terras a Antônio Carlos Pereira de Queiroz.
João Evangelista de Matos e Cândida Brasilina foram pais de:
1 - Brasilina Angélica de Matos, que casou no Amparo em 1862 com Domingos da Costa Neto, de Campinas, filho do Capitão José Pedro de Moraes e de Francisca de Paula Camargo. (CA-5:24) Domingos da Costa Neto era irmão de Manuela de Camargo Penteado, de Campinas, que casou no Amparo em 1864 com Justino José Pinheiro, de Itatiba, filho de José Leite Pinheiro e Francisca Cândida de Assis; de Maria Angélica de Siqueira, que casou no Amparo em 1867 com João de Sousa Aranha, natural de Capivari, filho de Pedro Manuel de Sousa Aranha e de Maria do Carmo (CA-5:107v/108); e de Carolina Leopoldina de Moraes Camargo, também campineira, que casou no Amparo em 1870 com Augusto Dias Aranha, de Campinas, filho do ex-vereador Francisco Dias Aranha e de Maria Angélica de Moraes. (CA-6:10v) Domingos da Costa Neto era aparentado com o vereador Querubim Bertoldo de Sousa e também com o vereador Francisco de Paula Camargo.