FRANCISCO RODRIGUES BORGES

O Alferes Francisco Rodrigues Borges, era casado com Cândida Maria de Jesus (ou da Cruz). Foram padrinhos de batizados desde 1834. Era figura proeminente no período da Capela do Amparo. Foi proprietário de imóvel na rua Direita (atual 13 de Maio) em 1837. Segundo o Dr. Áureo de Camargo ele foi um dos mais antigos plantadores de café no Amparo. Também foi dono de um sítio de oitenta alqueires no Córrego Vermelho, que vendeu em 1843 a Frutuoso Mendes do Amaral. Em 1856 possuia um sítio de terras de cultura com a área de 140 alqueires, no bairro da Cachoeira .A estação ferroviária de Alferes Rodrigues, onde possuiu fazenda, lhe deve o nome. Ocupou cargos públicos de nomeação e de eleição. Em 1844 foi nomeado suplente de delegado de polícia e eleito Juiz de Paz, com 145 votos; em 1861 foi novamente eleito Juiz de Paz. No ano seguinte foi nomeado suplente de Juiz Municipal, o que se repetiu em 1866. (Atas, 1:122v/123 - 2:24v/25)
Ainda segundo o Dr. Áureo era tradição que ele possuía um realejo com o qual abrilhantava reuniões sociais. Por enquanto nada encontramos sobre sua origem e pouca coisa sobre seus parentescos.
O Alferes Francisco Rodrigues Borges assumiu o cargo de vereador em 28 de janeiro de 1859 na falta do vereador Francisco Dias Aranha. Compareceu a todas as sessões até maio de 1860, quando faltou por estar doente, mas voltou ainda nesse mês. Era membro da Comissão de Contas da Câmara nesse ano.
Na ata de 11 de junho de 1860 consta "Foi lido um requerimento de Francisco Roiz Borges pedindo ser absolvido da multa de vinte e seis mil reis por causa de faltas de pessoas ao Caminho, allegando não ter havido faltas, e o Senhor Presidente entregou a Comissão dos Senhores Barbosa, Amaral e Aranha para dar o seu parecer acerca do allegado". Era a multa da corvéia, obrigação legal daquela época, de contribuir com trabalhadores para a manutenção e reparação das estradas municipais, à qual Rodrigues Borges estava obrigado como proprietário rural. Esse incidente se prolongou por várias sessões e Rodrigues Borges acabou por pedir a demissão do Fiscal Manuel Joaquim Franco (Avô do Professor Dr. Jaupery de Moraes Franco), o que não obteve apoio de seus pares na câmara.
O Alferes Rodrigues faleceu em 1871. (EFA, 88, 158)
Descobrimos o nome de alguns de seus herdeiros: Dr. João Batista de Moraes e sua mulher Joana Balbina Borges Monteiro de Moraes, moradores em São Paulo, os quais venderam, em 30/1/1874, ao também herdeiro Dr. Joaquim Inácio de Moraes, morador em Pirassununga, partes “do sítio que foi do finado Alferes Francisco Rodrigues Borges”, tio dos vendedores e do comprador. (1º of., 30:26v)