AO LEITOR

Amparo é uma hoje uma cidade de médio porte e de escassa influência política. Mas nem sempre foi assim; no período que mediou entre 1870 e 1930 a cidade foi uma das mais prósperas do país e teve participação importante, às vezes até decisiva, na vida política do país. O café e a intensa atividade política da elite local deram a ela uma posição privilegiada nas últimas décadas do século XIX, junto com Campinas e Itu.
Amparo foi um dos ninhos onde foram geradas a Abolição e a República. Dois presidentes do Estado aqui residiram e meia dúzia de deputados aqui nasceram ou viveram.
A crise de 1929, que arruinou economicamente os cafeicultores, e a revolução de 1930, que destruiu seu poder político, levaram Amparo a uma posição muito mais modesta no cenário do Estado de São Paulo.
Apesar disso, a vocação política de seu povo e até sua localização geográfica próxima à capital, de vez em quando a trazem de volta ao primeiro plano dos acontecimentos. Foi um grupo de amparenses, liderado por Antônio Andreta e Adib Feres Sad, que lançou a candidatura de Jânio Quadros ao governo do Estado. Ao lado disso, as fazendas do governador Carvalho Pinto e do deputado Herbert Levy foram palco de dezenas de reuniões políticas na década de 1950, trazendo ao Amparo figuras como o governador Carlos Lacerda, o Brigadeiro Eduardo Gomes, o Ministro Prado Kelly e inúmeros outros líderes nacionais.
E convém lembrar que descendem de amparenses dois prefeitos da cidade São Paulo: Francisco Prestes Maia, este nascido aqui, e Wladimir de Toledo Piza, serrano, mas neto de amparense.
Por isso, a idéia deste trabalho é descrever a vida política do município, centrando-a na sua Câmara Municipal, sem esquecer os demais ambientes que influíram na sua evolução.
Este primeiro esboço abrange apenas o período do Império, mas se Deus nos der vida e saúde, pretendemos elaborar outros dois: um sobre a República Velha, abrangendo de 1889 a 1930, e outro que se estenderá até nossos dias. Dificuldades no acesso à documentação em poder da Secretaria Municipal de Cultura limitaram até agora o alcance deste trabalho. Esperamos que as coisas melhorem...