JOSÉ IVO DE SOUSA PINTO

O Tenente José Ivo de Sousa Pinto não é mencionado nas genealogias, mas provavelmente era ligado à família Sousa Freire, que foi uma das mais importantes que residiram no Amparo nos primeiros tempos da Capela Cura. Um de seus membros, o Padre Roque de Sousa Freire, pode ser considerado mesmo um dos principais personagens da instituição da capela, autor que foi do relatório decisivo para isso. Além do mais foi quem demarcou os limites da nova capela e assumiu o cargo de Capelão em 1829, exercendo-o até 1837. Teve terras e casa no Amparo e consta que legou suas propriedades a seus escravos, aos quais emancipou. Passa por ser um dos introdutores da cultura do café no Amparo.
Essa família veio de longe; mais precisamente de Mogi das Cruzes, no Vale do Paraíba, onde o seu patriarca, o Capitão Roque de Sousa Freire, era originalmente domiciliado. Mais tarde se mudaram para Mogi Mirim, onde tiveram propriedades nas proximidades da Ressaca. E de lá muitos deles se passaram para o Amparo, onde se ligaram a diversas famílias locais.
Um dos filhos do Capitão Roque de Sousa Freire foi o Ajudante José Ivo de Sousa, casado em 1817 em Campinas com Maria das Dores de Camargo, filha de José Pinto de Godoy e de sua primeira mulher Francisca Coelho de Camargo. Este homônimo do vereador amparense morou em Bragança, onde ocupou o cargo de juiz ordinário e de órfãos, mas aparece em muitos documentos amparenses. Faleceu em 1838 e deixou vasta descendência em São Paulo e Bragança. Talvez seja avô do nosso edil.
O nosso vereador, Tenente José Ivo de Sousa Pinto, já residia no Amparo em 1855 quando foi testemunha do casamento de João Bueno Pinto, natural de S. José de Toledo, viúvo de Joana Maria de Jesus, com Teresa Maria da Conceição, natural de Bragança, filha de Albino Gomes de Oliveira e Cândida Cardoso do Espírito Santo.
O Tenente José Ivo de Sousa Pinto foi convocado como suplente a assumir o cargo de vereador em 16 de abril de 1859, para suprir a falta do vereador Manuel Silvestre da Cunha Martins. Em 1.o de julho desse ano estava doente e foi substituído pelo suplente Luís Pinto de Sousa Aranha. No dia 16 desse mês já estava restabelecido e participando das deliberações da câmara municipal. Depois disso seu nome não mais é mencionado na documentação da câmara e nem nos registros eclesiásticos.